domingo, 24 de abril de 2016

The Double


Nome: The Double
Editora: Scanatron
Autor: Nocturnal Software
Ano de lançamento: 1987
Género: Gestão desportiva
Teclas: NA
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

Apesar de ter sido lançado por uma editora muito pouco conhecida (não se conhecem sequer outros jogos desta), The Double conseguiu obter um sucesso comercial bastante respeitável. Para isso muito contribuí a sua simplicidade, conseguindo atingir um público-alvo que normalmente  foge deste tipo de jogos.

O jogo vem assim na senda de jogos como o Football Manager ou o Football Director, no qual assumimos o papel de treinador e manager de uma equipa de futebol inglesa.A sua simplicidade é mesmo um dos seus trunfos. Mas tem outros: a rapidez (não ficamos longos minutos à espera sempre que terminamos uma partida) ou o facto de avaliarmos os jogadores tal como na vida real, isto é, através de muita intuição e relatórios dos olheiros (não existe ratings com as capacidades dos jogadores), contribuindo para dar algum "sal" a este jogo.


No entanto, tamanha simplicidade também acaba por afastar os aficionados deste estilo de jogos. Não podemos, por exemplo, escolher a tática ou o sistema de jogo para cada partida, o que é uma grande falha. Também apenas temos possibilidade de ter dois olheiros, o que implica que em cada jornada apenas podemos ter dois relatórios de jogadores. Assim, a compra de jogadores acaba por ser um pouco "às cegas". Por outro lado, não se compreende a opção de termos que adivinhar o número de espetadores aproximados dos nossos jogos em casa, pois apenas contribuí para fazer diminuir a nossa conta bancária, quando erramos no número (o que acontece com frequência).

Assim, este é um programa que se desenrola em bom ritmo, indicado para os que se querem iniciar neste tipo de jogos, mas que os experts irão deixar de lado rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário