domingo, 10 de abril de 2016

The Hobbit


Nome: The Hobbit
Editora: Melbourne House
Autor: Beam Software
Ano de lançamento: 1982
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

As obras de Tolkien proporcionaram muitos jogos para o Spectrum. The Hobbit foi a primeira delas, e também foi uma das primeiras aventuras de texto a aparecerem para esta plataforma. Estávamos em 1982, o Spectrum ainda era uma criança e os jogos da altura pouco evoluídos. Daí que quando surgiu The Hobbit, com gráficos bastante agradáveis e um texto básico mas bastante perceptível, em especial para quem não tinha a língua inglesa como língua-mãe, o sucesso tenha sido imediato, mesmo tendo como mercado-alvo os apreciadores do estilo aventura.

É óbvio que estamos perante um programa bastante datado. Milagres não existem (bem, talvez existam nas obras do Tolkien), pelo que a apreciação global sofre inevitavelmente com isto. Apesar da simplicidade do jogo, há alguns pormenores (e bugs) que até se desculpam, tendo em conta a sua respeitável idade.


Os gráficos, conforme já referido, são agradáveis, mas demoram a carregar (situação usual nos primeiros anos do Spectrum), contribuindo um pouco para a lentidão no desenrolar da história. Os comandos são os habituais em jogos do género, bastante intuitivo e que mesmo os menos habituados a estas aventuras conseguem entrar facilmente na história. Pena que o conteúdo não seja assim tão grande (o jogo tem menos de 25 screens), retirando-lhe alguma longevidade. Mas dado estarmos perante um produto pioneiro, tudo se perdoa...

1 comentário:

  1. Relativamente aos gráficos que demoram a carregar, tenho uma sugestão que funciona na versão 1.2 do jogo, não funcionando na versão 1.0 do jogo; não sei se funciona na versão 1.1 do jogo porque não a tenho. BTW: a versão 1.2 do jogo distingue-se das outras por ter o nome dos programadores do Loading Screen. Mas voltemos à dica: Imediatamente após o jogo terminar de carregar, ainda com o Loading Screen no ecrã, ao iniciar o jogo primindo a letra N, o jogo inicia-se em modo de texto. Perdem-se os gráficos, mas ganha-se em rapidez.

    ResponderEliminar