segunda-feira, 27 de junho de 2016

Metal Man Reloaded


Nome: Metal Man Reloaded
Editora: NA
Autor: Oleg Origin & Stella Aragonskaya
Ano de lançamento: 2013
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Metal Man Reloaded é a versão melhorada de um jogo de 1997 (Metal Man). E que portento que é, à semelhança de The Dark, do mesmo autor, e que foi analisado há uns dias. Aliás, ao contrário da grande maioria dos jogos mais recentes que não têm uma edição física, Metal Man Reloaded teve direito a ser lançado em cassete (com alguns extras), tal a sua qualidade. Teve ainda direito a uma edição especial recentemente, aquando da campanha de crowdfunding para o livro Sinclair ZX Spectrum - A Visual Compendium, também já aqui analisado.

Estamos então perante um puro jogo de acção, no género de Green Beret, Cobra, Robocop ou Dan Dare, só para referir os mais famosos. E tem tudo o que estes jogos tinham e ainda mais. Assim, o jogo desenrola-se em 5 níveis, cada um com um cenário diferente e tarefas diferentes.

O primeiro nível tem lugar num edifício abandonado. Temos que procurar as várias partes de um chip, colocar o vírus no computador e dar com a porta de saída do edifício. Isto ao longo de várias plataformas às quais temos acesso por intermédio de elevadores. Pelo meio temos ainda que encontrar um veículo voador que nos leva a um corredor onde se encontra uma das partes do chip.


O segundo nível passa-se numa lixeira, o terceiro em dois edifícios, o quarto numa fábrica e, finalmente, o último nível num arranha céus onde finalmente vamos encontrar o Padrinho da Máfia, Frank Slayer, a quem temos que matar, numa sequência final brilhante. Tudo isso com muitas plataformas, inimigos e algumas surpresas pelo meio.

Os gráficos estão ao nível do restante jogo, isto é, excelentes. Com muita cor, bem definidos, sem qualquer problema de atributos, e apesar do seu tamanho o movimento é gracioso, contribuindo para um dos melhores jogos do género do Spectrum. Vale assim a pena carregar os longos 12 minutos do jogo (utiliza na totalidade a memória do 128 K, se for em 48 K terá que ser através de multiload), ou, para quem não tem paciência para esperar pelo carregamento, pode utilizar um dos muitos emuladores disponíveis no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário