quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ESPECTROids disponível online

Bem ao estilo das publicações da época do ZX Spectrum, o número 2 da revista Espectro apresentou uma nova secção dedicada à programação, e como não podia deixar de ser, é acompanhada com a respectiva listagem em Sinclair BASIC, o que certamente fará recordar os mais nostálgicos das longas e divertidas horas passadas a teclar listagens de código. 

Para quem se lembra, raramente as listagens correspondiam às expectativas de quem as teclava, mas a diversão estava na digitação do que propriamente no seu resultado. Afinal, além de divertido, também sempre aprendia-se algo de novo e, não há dúvida de que muitos profissionais de T.I. descobriram o "bichinho" da programação desta forma. 


O artigo na Revista Espectro, não só apresenta uma listagem, como também uma introdução à programação em Sinclair BASIC, com a implementação prática de um pequeno jogo de scroll vertical da autoria de Filipe Veiga (Espectroteam), o ESPECTROids. Apesar da extrema simplicidade (como se pode verificar pelas imagens), o programa aborda o essencial para a programação de um jogo, como a impressão para o ecrã (output), a entrada de dados (input), e algumas estruturas de controlo do Sinclair BASIC. 



De salientar que a revista Espectro irá continuar a série de artigos de programação, aprofundando o tema do Sinclair BASIC, bem como outras surpresas que está a preparar para os leitores, portanto mantenham-se atentos. 

Entretanto, e  aqueles que não estão inclinados a "gastar os dedos", ou para os que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir a revista, esta publicou o ESPECTROids no formato .TAP, na sua página oficial. 

De referir ainda que a versão online difere em alguns detalhes em relação à versão da listagem em papel, nomeadamente na existência de um ecrã de carregamento.

O ficheiro está disponível na página oficial da revista em: Revista Espectro

Sem comentários:

Enviar um comentário