quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Bobby Carrot


Nome: Bobby Carrot
Editora: NA
Autor: Diver4d, Quiet, Kyv, Zorba
Género: Puzzle
Ano de lançamento: 2018
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

E a competição ZX-Dev Conversions continua a dar cartas. O jogo mais recente é da autoria de um colectivo de programadores e eleva bastante a fasquia dos jogos a concurso, sendo a conversão de um jogo que surgiu na versão Android.

Em Bobby Carrot o objectivo é apanhar cenouras ou semear ovos da Páscoa, consoante o nível que escolhermos inicialmente. À partida, e pelo que nos foi dado a ver, os níveis dos ovos da Páscoa são bastante mais complicados. No entanto, em ambos os casos assumimos a pele de um simpático coelho. Se optarmos por colher cenouras, aparece um terreno dividido em parcelas, e entre estas encontram-se armadilhas de pregos que são activadas após passarmos por cima. Quer isso dizer que temos que ter o cuidado de não ficarmos encurralados, sem opções de saída, pois se isso acontecer só nos resta recomeçar o nível, perdendo uma preciosa vida. Esta é mesmo a principal dificuldade, mas que com alguma ponderação conseguirão avançar sem grandes problemas. Ideal para a pequenada, portanto.

Embora raciocínio rápido seja importante, pois estamos a lutar contra o relógio, pelo menos não existe um tempo limite para terminar os níveis. No entanto, quem os terminar com o melhor tempo, tem direito a figurar numa tabela de recordes. E já agora, uma funcionalidade muito engraçada é a de se poder carregar esta tabela, mantendo sempre os recordes actualizados e incentivando até a uma sadia competição com os amigos.


Se por outro lado optarem por semear ovos de Páscoa, a vida já se complica bastante. É que agora terão que lidar com muito mais obstáculos, desde cadeados que têm que ser abertos para permitir alcançar algumas parcelas de terreno, tapetes rolantes que apenas permitem seguir numa direcção e que também poderão ser previamente activados para mudar o sentido, pedras semelhante a torniquetes que se movem conforme noventa graus quando passamos por elas (e que tal como os tapetes, também poderão ser previamente activadas para se moverem), enfim, um sem número de armadilhas que terão que ter em conta.

E não esquecer que após semearem o terreno, já não poderão passar por cima dele, daí que uma importante opção do jogo seja o "look around", pois permite ponderarem muito bem os vossos passos antes de ficarem encurralados, que será aquilo que vai acontecer com maior frequência.


O jogo tem uma outra particularidade engraçada: no modo 128 k (aquele cujos screenshots aqui reproduzimos), o ecrã é maior, facilitando a sua visualização. E aumentando a atractividade do próprio jogo, pois os gráficos e os cenários são muito, mas mesmo muito engraçados, estilo cartoon, e bastante coloridos. Um verdadeiro mimo, portanto, a que se junta uma melodia muito engraçada, também e que vai fazer as delicias não só das crianças, mas também de todos os adultos.

Somando isto tudo, estamos aqui perante um sério concorrente a vencer a competição. E desde já temos o primeiro grande jogo do ano (e ainda estamos no início).

Quem quiser experimentar, que desde já o aconselhamos a fazer, pode vir aqui descarregar Bobby Carrot.

Sem comentários:

Enviar um comentário