quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Henrique Oliveira (HJCO)


Ao longo dos últimos tempos, temos vindo com regularidade a disponibilizar programas que pensávamos perdidos, os vulgarmente chamados de MIA's (Missing in Action). No entanto, por um golpe de sorte, conseguimos chegar à fala com um dos programadores cujos programas aqui temos deixado. E foi uma grande (e boa) surpresa ver que, não só os seus programas estão muito bem preservados, como até se encontram uma boa parte deles disponibilizados na página Aveiro e Cultura. E não só os programas de Henrique Oliveira, mas também de alguns seus colegas, parte deles que já havíamos preservado mas que por falta de oportunidade ainda não tínhamos disponibilizado aqui no blogue.

Se acederem à página referida, irão desde logo verificar que se encontram disponíveis os programas Os Maias, TotolotoTrabalho de Grupo e Movimento da terra, já aqui referidos por Planeta Sinclair. Mas terão ainda acesso a mais duas dezenas deles, os quais convidamos a descarregar.

Encontram aqui os programas didácticos e aqui alguns jogos, uns conhecidos da época, outros do próprio autor.

Deixamos ainda algumas notas sobre alguns dos programas, notas essas gentilmente cedidas pelo seu autor, e que desde já constituem património histórico precioso.

A forca

Programa com uma centena de palavras da língua portuguesa.

Helihjco

Jogo que Henrique Oliveira escreveu sentado a uma mesa de café, sem computador, apenas com folhas de papel quadriculado e uma caneta. Claro que a linguagem utilizada foi o Basic Sinclair e não em código máquina. Depois foi só copiar as rotinas escritas para dentro do computador. Fê-lo para responder a um desafio feito por alunos seus, que frequentavam o Clube de Informática aos sábados à tarde na escola onde era professor. Isto na década de 80.

É um programa que utiliza rotinas de scroll horizontal, no estilo de alguns modernos em que temos de conduzir carros em vários cenários. Parece um jogo fácil, mas é extremamente difícil conseguir chegar ao fim. Com um pouco de sorte, muita atenção e bons reflexos, até se consegue.

A missão é levar o helicóptero desde a base até  um porta-aviões, sendo necessário atravessar a cidade e o mar, evitando chocar contra edifícios e nuvens. Devem ler antes as instruções do jogo.

Os Maias

Esse programa sobre Eça de Queirós foi um de vários que escreveu para utilização pelos seus alunos. Sabendo do projecto e do interesse pelo tema manifestado pelos alunos, a escola onde era professor dispensou-o do serviço de exames para ter tempo de o programar.

De forma sintética, apresenta o essencial sobre Eça de Queirós, permitindo ajudar os alunos a rever a matéria para a preparação dos exames.

Cavaquinho

Para ajudar nos ensaios do grupo coral e de cavaquinhos, onde também participava, criou um programa para ajudar a afinar o cavaquinho e aprender os diferentes acordes, que utilizavam quando o maestro não podia estar presente.

Tabaco

Programa que a escola pediu para um campanha anti-tabágica. Além dos conselhos e de diversas frases dissuasoras, tinha uma opção na qual introduziu diversas rotinas criadas por diferentes programadores que permitia que as pessoas pudessem ficar com uma ideia das potencialidades dos computadores.

Outros

Outros programas que criou foram-lhe pedidos por colegas da sua e de outras escolas, tendo em vista a introdução do computador no ensino, que era quase desconhecido na década de 80.

Os programas foram criados utilizando não um computador Spectrum, mas um Timex fabricado em Portugal. Este computador era produzido numa fábrica existente em Braga. Era um computador bastante mais evoluído que o Spectrum, com teclas parecidas com os actuais, ou seja, teclas plásticas e não de borracha. Permitia utilizar cartuchos com programas diversos, utilitários e de jogos. Tinha a grande vantagem de vir acompanhado com um excelente livro de programação, que lhe permitiu, durante o seu período de férias, aprender a programar. Para emular o Spectrum, era introduzido um cartucho (cartridge) emulador. No fundo, era como ter dois computadores em um.

Provavelmente Henrique estaria a utilizar um TC 2068, que mantém preservado e a funcionar, pensamos nós.

Desde já agradecemos ao Henrique pela gentileza e por contribuir para enriquecer o nosso património.

Sem comentários:

Enviar um comentário