domingo, 31 de janeiro de 2016

Jet Set Willy: The Nightmare Edition




Nome: Jet Set Willy: The Nightmare Edition
Editora: Não aplicável
Autor: Jet Set Willy and Manic Miner Community (código original de Matthew Smith)
Ano de lançamento: 2016
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Desengane-se quem pensava que o Spectrum estava morto e enterrado. Ainda hoje se continuam a fazer (bons) jogos para esta plataforma. Basta olhar para Castlevania, um jogo com cerca de 1 ano, e que explora as potencialidades do computador até ao seu limite.

Também não deve haver quem desconheça as aventuras e desventuras do mineiro Willy. Tanto que até existe uma comunicada dedicada a esta saga (poderão juntar-se a ela aqui). E o produto mais recente é um jogo desta série, aproveitando o motor de código original de Matthew Smith, criador de Manic Miner e Jet Set Willy.


Assim, Jet Set Willy: the Nightmare Edition decorre na mansão original de Willy, acrescentando 2 novos quartos, sendo-nos incumbida a tarefa de procurar e recolher 256 objectos antes de podermos ir para o merecido descanso, isto depois de termos tido uma noite de farra da grande. No fundo esta é apenas uma versão ligeiramente melhorada do jogo original. Mas tal como o nome indica, existem algumas surpresas e o jogo tem um sentido de humor muito negro, causando alguns dissabores a todos os que por aqui se aventurem. Se o jogo original já era muito difícil, este é insano, pois acrescenta-lhe alguns obstáculos invisíveis que só aprendemos a evitar à custa de muitas mortes, tornando a nossa missão um pouco injusta e reduzindo um pouco a jogabilidade do jogo. Este é aliás o principal ponto a desfavor deste jogo.

Sendo um jogo freeware, não existe uma tentativa de aproveitamento comercial do nome original, limitando-se a ser uma pequena brincadeira de alguns fãs talentosos da saga. Assim, os gráficos e o som estão indexados a 1984, sendo avaliados como tal, assim como a própria apreciação global do jogo.

Se gostam do jogo original, esta versão será entretimento garantido para muitas horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário