domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sinclair ZX Spectrum: a visual compendium


Nome: Sinclair ZX Spectrum: a visual compendium
Editora: Bitmaps Books
Autor: Sam Dyer
Ano de lançamento: 2015

Há poucos meses foi lançado no mercado um dos melhores livros sobre o Spectrum. Aproveitando a onda revivalista actual, que tem dado um grande impulso a esta plataforma (e que tem feito disparar os preços do hardware e software no Ebay e outras lojas online), Sam Dyer lançou uma campanha para financiar um novo livro.

A campanha foi muito bem sucedida, angariando mais de 70 mil libras em poucos meses, recompensando os backers com uma série de brindes, com destaque para um cd, The Spectrum Works (by Allister Brimble), com 14 faixas míticas de ilustres como David Whittaker (Glider Rider, Stormbringer, Beyond the Ice Palace, Savage e Zub), ou Jonathan Dunn (Robocop e Platoon).


Quanto ao livro, são mais de trezentas páginas magnificamente ilustradas com reviews de alguns dos melhores jogos do Spectrum do período 1982 a 1991 e muitos outros artigos. É pena que a maioria dos livros sobre o Spectrum acabem sempre no início dos anos 90, quando se continuaram depois a fazer muito bons jogos para essa plataforma, nomeadamente na Rússia e restantes países do Leste, onde os 8 bit continuaram a dar cartas por muitos mais anos. Não ignorando isso, o livro faz também uma retrospectiva da cena homebrew russa, que apenas peca por escassa.

As reviews dos jogos ocupam maioritariamente duas páginas, sendo uma delas de texto e o restante espaço ocupado com um grande screenshot do jogo. Estão incluídas cento e vinte e oito reviews de alguns dos jogos mais míticos do Spectrum, mas também alguns menos óbvios, nomeadamente aqueles que não obtiveram qualquer sucesso comercial, mas que pela sua qualidade merecem aqui ser contemplados.


As grandes revistas da época também não foram esquecidas. São feitas referências frequentes à Crash e Sinclair User, e também, embora com menos frequência (na nossa opinião imerecidamente), à Your Spectrum e Your Sinclair. As próprias revistas foram também elas alvo de algumas páginas relatando o seu historial.

Finalmente, foram ainda incluídas entrevistas com alguns dos grandes nomes, quer da época, quer da cena actual. Desde o projetista do Spectrum, Rick Dickinson, a grandes programadores, colaboradores das grandes revistas, ilustradores, etc.. Apenas por estas entrevistas o livro já vale inteiramente o seu preço.

A edição é muito cuidada. As páginas têm um brilho e cores simplesmente divinais, os textos (exclusivamente em inglês) são bastante interessantes e nada maçudos, as entrevistas foram bem conduzidas, e os brindes que acompanham esta edição fazem deste, um livro que qualquer fã do Spectrum deverá adquirir.

Sem comentários:

Enviar um comentário