quarta-feira, 9 de março de 2016

Alien 8


Nome: Alien 8
Editora: Ultimate Play the Game
Autor: Tim Stamper, Chris Stamper
Ano de lançamento: 1985
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

A Ultimate tem uma grande quota parte de responsabilidade pelo sucesso do Spectrum nos seus primeiros anos. Os seus jogos são míticos e atingem no mercado actual valores exorbitantes. Além disso foram pioneiros no 3D. Quando lançaram Knight Lore em 1984 (jogo que até sofreu um atraso no seu lançamento para não prejudicar o sucesso comercial dos restantes jogos da Ultimate, que ainda não tinham este sistema inovador), foi justamente aclamado como um dos jogos mais importantes do Spectrum.

Alien 8 surgiu na senda do sucesso do Knight Lore. Aproveitando o código 3D deste último e o filme com o nome do jogo, foi criado um cenário baseado na nave Nostromo (recentemente referida na review ao jogo Aliens), que se comporta como um verdadeiro labirinto, devidamente armadilhado.


A ideia do jogo é de percorrermos as diversas salas da nave, procurar 24 peças para colocar nas salas de criogenia e assim restaurar a vida aos passageiros da nave. Mas a tarefa é bastante dura. Cada sala apresenta as suas armadilhas e conseguir ultrapassar obstáculos ou chegar a certos objectos implica muito pensamento lateral.

Os gráficos são excelentes e muito ricos, e só é pena que quando nos encontramos numa sala mais preenchida, os nossos movimentos abrandem e pareça que estamos em slow motion (situação que era habitual em muitos jogos da época, enquanto o sistema 3D não foi devidamente aperfeiçoado). Mas isso não retira jogabilidade ao jogo, que mantém nota muito alta e que influenciou mais tarde maravilhas como Head Over Heels (considerado o melhor jogo do Spectrum).


Sem comentários:

Enviar um comentário