sábado, 26 de março de 2016

Nadral


Nome: Nadral
Editora: NA
Autor: Termojad
Ano de lançamento: 2016
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Nadral é uma conversão de um jogo de 1985 da plataforma Atari XL/XE feita por uma nova dupla de programadores vindos da Rússia.

O objectivo do jogo é muito simples. Controlamos um helicóptero (ou algo semelhante), e ao longo dos screens temos que ir eliminando os nossos inimigos, ao mesmo tempo, procurar uma chave e tentar alcançar o nosso irmão gémeo, para então terminar o nível. Os inimigos são surreais, sendo talvez o mais aberrante um telefone voador (???).

O jogo foi feito através do Arcade Game Designer, e para primeira tentativa, o resultado até é engraçado. O jogo, mesmo sendo muito básico (tal como o som e os gráficos), convida-nos a jogar mais uma vez, dado que é bastante fluído.


No entanto, há alguns melhoramentos que se impõem. O sistema de detecção é fraco e acontece morrermos sem que sejamos tocados por um inimigo (atenção que as paredes também são letais para o helicóptero, tal como seria de esperar). Como o jogo também não se desenrola por scroll, antes screen a screen, por vezes entramos numa nova sala e somos logo abatidos, sem sequer termos tempo de reagir.

Por fim, e aquele que nos parece o maior defeito, é a ausência de dificuldade. Se tivermos em conta que em muitos das salas temos pessoas para salvar, e que cada uma destas pessoas confere-nos mais uma vida extra (e se necessitarmos de mais, basta voltarmos a entrar nessa sala), o resultado é que muito dificilmente não chegamos ao final do jogo logo na primeira tentativa, até porque apenas tem 3 níveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário