quinta-feira, 17 de março de 2016

Towdie


Nome: Towdie
Editora: Ultrasoft
Autor: DSA Computer Graphics
Ano de lançamento: 1994
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Quando o Spectrum teve o seu ocaso, lá para 1992/1993, começaram os países do leste, em especial os russos, a lançarem jogos muito interessantes para esta plataforma. Veja-se o caso do Prince of Persia, que só para meados dos anos 90 é que apareceu e que não ficava nada atrás dos jogos feitos pelo mundo ocidental.

Da Eslováquia chega então esta curiosa aventura. o facto de só existirem instruções na língua de origem, dificulta-nos bastante a tarefa. Felizmente que existe uma versão em inglês do jogo, o que nos permite pelo menos identificar os objectos com que nos vamos deparando.

O jogo lembra-nos outras populares aventuras que têm um ovo como personagem e requer muito pensamento lateral para descobrir para que servem alguns dos itens. Até o sentido de humor é muito semelhante. Por exemplo, que fazer com um rolo de papel higiénico? Lembramo-nos então que o príncipe quer escrever uma carta para a princesa e que se lhe arranjarmos algo onde ele possa escrever, ficar-nos-á muito agradecido e em troca irá dar-nos um outro objecto. E que fazer com a espinha do peixe (dica, está relacionado com o cheiro da mesma)? Pelo meio os personagens vão-nos dando algumas dias sobre as tarefas a serem realizadas.


Este é um jogo que nos absorve desde o primeiro minuto. Os gráficos são excelentes. O castelo medieval onde a história decorre está muito bem recriado. O som é bom, embora a música se torne irritante passado algum tempo. A fluidez da acção é soberba, contribuindo para uma aventura que está muito próximo da perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário