sábado, 2 de abril de 2016

Wacky Races


Nome: Wacky Races
Editora: Hi-Tec Software
Autor: PAL Developments
Ano de lançamento: 1992
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

A Hi-Tec Software foi responsável por lançar para os 8 bits uma série de licenças dos cartoons da Hanna-Barbera, com alguns deles a sair da mediania, como é o caso deste Wacky Races, que em Portugal foi imortalizado como "A Corrida Mais Louca do Mundo". Nesta corrida, na série original, dez corredores tentavam chegar em primeiro lugar, sendo que uma das parelhas, Dick e Muttley (quem não se lembra do riso sarcástico deste diabólico cão?), recorria a toda uma panóplia de truques ilegais para afastar os outros concorrentes do caminho. Mas davam-se sempre mal, pois nunca conseguiam chegar em primeiro. E é precisamente esta parelha que nós conduzimos neste jogo, ao longo de 6 níveis constituídos por duas partes cada.

Na primeira parte tomamos conta do Dick e da sua máquina do mal, e, ao longo do caminho, constituído por uma série de obstáculos e diversas plataformas, e competindo contra mais 3 concorrentes, temos que atingir a meta nos dois primeiros lugares. Na segunda parte assumimos a pele do Muttley e temos que chegar ao fim do percurso dentro do tempo limite, dando cabeçadas no maior número possível de icons, para ganharmos pontos. Se a primeira parte é um jogo puro de arcade, a segunda assemelha-se muito mais a um jogo de plataformas.


E esta variedade ao longo dos níveis é precisamente um dos seus pontos fortes, se bem que a corrida na máquina do mal seja mais feliz que a segunda parte, que se torna um pouco monótona.

Os gráficos, como é habitual na Hi-Tec Software, são tipo cartoon e extremamente apelativos, assim como o som. A velocidade com que conduzimos a máquina do mal é quase estonteante e são necessários reflexos muito rápidos para conseguirmos evitar os obstáculos. Tudo isso contribuí para um dos melhores jogos desta editora e que apenas peca por ter aparecido já no ocaso do Spectrum e, por essa razão, pouca visibilidade ter tido.

Sem comentários:

Enviar um comentário