segunda-feira, 23 de maio de 2016

Prince of Persia


Nome: Prince of Persia
Editora: Magic Soft
Autor: Nicodim
Ano de lançamento: 1996
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Price of Persia tem uma história muito curiosa e que poderá ser interessante ser alvo de pesquisa. mas basicamente este é um jogo cuja versão para PC saiu antes do Spectrum e que nunca teve um lançamento oficial, também porque se trata de um jogo pirata vindo do leste. Houve uma tentativa de o lançar de modo oficial em 1993, através da Domark, mas devido aos altos valores envolvidos em licenças, nunca saiu cá para fora. Assim, três anos depois, dois russos lançaram, pela porta dos fundos, aquela que é uma das melhores conversões para o Spectrum.

Tal como o nome indica, o jogo desenrola-se na antiga Pérsia. O nosso personagem tem, ao longo de um labiríntico palácio, repleto de inimigos e armadilhas, que ir encontrando a saída nível a nível, para no último salvar a princesa, derrotando o inimigo Jaffar e permitindo ao Sultão, voltar a tomar o controlo do reino.

Mas a tarefa, além de enorme, é também muito complicada. Não basta ser necessário um grande sentido de orientação para nos orientarmos no palácio, até porque a nossa missão tem um tempo limite, além de um timing e grande precisão nos dedos para conseguirmos ir ultrapassando todos os obstáculos, mas também ir derrotando os muitos inimigos que obstruem o caminho. E para os derrotar teremos que saber manejar muito bem a espada.


O jogo está muito fiel ao original e aquilo que parecia uma tarefa impossível, conseguir converter o Prince of Persia para o Spectrum, foi conseguido com sucesso. Os gráficos são muito razoáveis, o som minimalista, mas também mais não seria preciso, a jogabilidade boa e, tudo junto, os  autores conseguem recriar uma atmosfera perfeita. É assim um jogo a experimentar e que só se lamenta não ter saído uns anos antes do ocaso do Spectrum.

Sem comentários:

Enviar um comentário