quinta-feira, 16 de junho de 2016

Effugit



Nome: Effugit
Editora: NA
Autor: J.B.
Ano de lançamento: 2013
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Effugit é um surpreendente e interessante jogo espanhol, lançado nos anos mais recentes, que mistura plataformas com estratégia. Além disso, ao longo do jogo vamos encontrando inúmeras referências a clássicos do Spectrum (Jepac, Jest Set Willy, Pacman, Knight Lore, Space Invaders, Horace, Dan Dare, entre outros).

A nossa missão é ao longo de vários screens recheados de plataformas e inimigos, que nos matam assim que nos tocam, ir obtendo chaves que nos permitem abrir portas, única forma de ir avançando ao longo do caminho e escapar do castelo onde estamos encerrados. A novidade é que não controlamos uma personagem, mas sim duas. Em dois mundos paralelos, as acções de uma personagem reflectem-se na outra. Para conseguirmos passar certos obstáculos, terá que ser o nosso sócia, no outro Universo, a obter a chave, e vice versa. Ou seja, não é apenas questão de timing e dedo certeiro, há também que pensar muito bem as nossas acções por forma a não ficarmos bloqueados em algum lado. Não nos podemos esquecer que temos que jogar em equipa se queremos chegar ao fim dos níveis.



E por falar em fim de nível, em cada um temos, para cada personagem, um modo diferente de escapar, dando assim algum colorido ao jogo. Naves espaciais (do Jetpac, por exemplo), ovnis, comboios, helicópteros, navios, todos os meios servem para passar de nível.

Os gráficos e o som poderiam ser melhores, mas o conteúdo é mais que suficiente para nos entreter durante umas boas horas, até porque o jogo é bastante comprido (sete longos níveis). Apenas a escolha das teclas poderia ser um pouco mais feliz, já que não são redefiníveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário