sábado, 4 de junho de 2016

Saboteur


Nome: Saboteur
Editora: Durell Software
Autor: Clive Townsend
Ano de lançamento: 1985
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Saboteur é um dos jogos míticos do Spectrum. Alcançou um êxito tremendo quando foi lançado, potenciado depois pela sequela que manteve o nível de qualidade deste primeiro jogo da saga. E muito recentemente Clive Townsend lançou Saboteur 3, para já possível de ser jogado apenas online.

Neste primeiro jogo assumimos o papel de um ninja que tem que entrar num edifício de alta segurança que é um autêntico labirinto, com vários níveis ligados por estações de metro e pejado de inimigos (cães e guardas), roubar uma disquete, e procurar o helicóptero que possibilita a fuga. Para complicar a coisa, existem vários níveis de dificuldade, e se nos primeiros não teremos que ir a determinados terminais que permitem abrir certas portas, já nos níveis mais avançados teremos que os correr todos.


Assim, nas primeiras tentativas convém começarmos logo a desenhar um mapa, ou, pelo menos, memorizar os locais por onde passamos. É que existe um tempo limite para a nossa missão, que é mesmo o nosso principal inimigo, já que quando somos atingidos por um guarda ou mordidos por um cão, temos sempre possibilidade de parar num local seguro (livre de inimigos), para restaurar os níveis de energia. Só que isso custa-nos tempo, pelo que é fundamental encontramos o equilíbrio entre o factor energia e tempo.


Ao longo das salas encontramos também algumas armas úteis e que nos permitem mais facilmente eliminar os nossos inimigos, poupando assim tempo precioso. Mas o melhor mesmo é carregarem o jogo, pois este é daqueles que viciam por completo e que não descansamos enquanto não o terminamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário