domingo, 24 de julho de 2016

Enduro Racer


Nome: Enduro Racer
Editora: Activision
Autor: Giga Games, Focus Creative Enterprises
Ano de lançamento: 1987
Género: Race'n'chase
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Enduro Racer foi um dos maiores sucessos de vendas de 1987, quando o Spectrum estava no seu auge, e merecidamente, diga-se, já que trouxe uma lufada de ar fresco ao estilo race'n'chase. A partir daqui a bitola subiu bastante e levou a que jogos como Wec LeMans, Chase HQ, Out Run ou Super Hang-On (surgido na mesma altura) entre outros, tivessem que se esforçar bastante se quisessem apresentar algo de novo.

E a ideia de Enduro Racer é tudo menos original, mas para o caso também é o que menos interessa. Convertido de um mega sucesso das arcadas, simplesmente temos que conduzir a nossa mota ao longo de 5 percursos, tentando atingir o final sem que para isso se esgote o tempo limite. Sempre que atingimos um dos trechos antes do tempo limite, avançamos para o seguinte, sendo-nos concedido um tempo extra para o novo percurso. E aqui reside a principal pecha de Enduro Racer: os trechos são relativamente pequenos levando a que o jogo não seja muito extenso e que ao fim de algumas tentativas o concluamos.


Para complicar a nossa missão temos outros corredores, quer de moto, quer de calhambeque (tentem não tocar nestes, senão despistam-se), mas também pedras,árvores e outros obstáculos, que normalmente quando lhes tocamos, vamos parar ao chão e perdemos segundos valiosos. Existem também troncos, que por vezes são inconvenientes e nos fazem perder tempo, mas normalmente são úteis, pois permitem-nos saltar sobre os obstáculos (não se esqueçam de fazer cavalinho na mota quando estão prestes a saltar para conseguirem um salto mais longo, única forma de ultrapassar de forma segura algumas pedras).


Tirando a questão da pouca extensão dos percursos, os restantes aspectos do jogo são óptimos. A jogabilidade é imensa, os gráficos muito bons e bastante inovadores para a época, o som não é os seu forte, mas cumpre o objectivo, embora fosse agradável ter a opção para se desligar a música, e o divertimento é máximo. É assim um jogo que qualquer apreciador do género deverá experimentar, pois não irá ficar desiludido.

Sem comentários:

Enviar um comentário