quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Gyron Arena


Nome: Gyron Arena
Editora: Firebird Software
Autor: Philip Mochan, Ricardo J.M. Pinto, Dominic M.N. Prior, Mark Wighton
Ano de lançamento: 1985
Género: Labirinto
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 1

Este jogo tem muitas particularidades, mas um delas enche-nos de orgulho: um dos seus autores é português, Ricardo Pinto, que além disso participou em Elite e Hive. Ou seja, programas vectoriais é com ele.

Outra particularidade interessante deste programa é que foi apenas criado para definir quem seria o vencedor de um Porsche 924. Mas aqui entramos um pouco na história da trilogia Gyron. Assim, Gyron surgiu inicialmente com 2 cidades, Atrium e Necropolis. A Firebird oferecia o tal carro a quem conseguisse terminar em primeiro lugar o jogo. O problema é que surgiram simultaneamente 60 vencedores, vindos do UK, Espanha e Dinamarca. Arranjou-se então uma finalíssima, onde o futuro vencedor teria que ser o primeiro a terminar esta cidade, exclusivamente criada para este evento. E o vencedor foi um espanhol que terminou em sensivelmente 18 minutos.

Gyron Arena é então apenas mais uma cidade criada usando o motor do jogo original, daí que tenha sido lançado na categoria budget. No lado 1 da cassete temos um pequeno tutorial que nos ensina os passos básicos do jogo, encontrando-se este no lado 2. Apesar do jogo parecer ser extremamente complexo e inovador (temos essa ideia sempre que aparecem gráficos vectoriais), basicamente estamos perante uma tarefa muito simples. temos que percorrer a labiríntica cidade, à procura do local do conhecimento. Mas para lá chegarmos temos que ir desactivando as torres que guardam a cidade, e que se nos atingirem, podemos dizer adeus à vida.


Quem não gostou do jogo original, não irá achar grande piada a este. Para os restantes, poderão encontrar algum gozo em andar a deambular pela cidade à procura das torres. No entanto, apesar de em termos de apresentação estar muito bem conseguido, a sensação com que ficamos é que ao fim de alguns minutos a tarefa é sempre igual. Não sendo um mau jogo, até porque está muito bem implementado, soube-nos a pouco.


Sem comentários:

Enviar um comentário