terça-feira, 27 de setembro de 2016

Super Monaco GP


Nome: Super Monaco GP
Editora: US Gold
Autor: Probe Software
Ano de lançamento: 1991
Género: Race'n'chase
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Tal como o nome do programa indica, o objectivo nesta conversão de um sucesso das arcadas, programado pela Probe Software a mando da US Gold, é ganhar o grande prémio do Mónaco. Mas para lá chegar temos que antes ser bem sucedidos em França, no Brasil e em Espanha.

Ainda antes de iniciarmos a corrida teremos que escolher a caixa de velocidades que pretendemos. Existem 3 opções, a caixa automática (aconselhada aos iniciados), quatro velocidades (para os amadores) e sete velocidades (aconselhada apenas para os profissionais). As duas primeiras permitem ao bólide atingir os 313 Kmh, enquanto que a última permite atingir a estonteante velocidade de 398 km/h. Depois de seleccionada, estamos prontos a iniciar a corrida. Mas convém ter em atenção as condições climatéricas, pois em piso molhado a condução torna-se um pouco mais difícil.


O primeiro passo na corrida é qualificarmo-nos para a mesma. E convém fazermos o melhor tempo possível na corrida de qualificação, pois vai influenciar a nossa posição na grelha de partida. Em cada um dos grandes prémios teremos um objectivo a cumprir, que é o de terminar a corrida (de 3 voltas) abaixo de certa posição (na primeira temos que ficar abaixo do sétimo lugar). Daí que se fizermos uma má qualificação, praticamente hipotecamos as hipóteses de terminarmos a corrida num bom lugar,pois os outros condutores dificultam ao máximo as ultrapassagens, em especial aqueles que se encontram nas primeiras posições.

Um dos pontos fracos do jogo e que lhe retira algum realismo, é o facto de apenas em alguns pontos da pista o nosso carro ficar destruído. De resto podemos ir acelerando e saindo de pista que na maior parte das vezes o único inconveniente é a perda de alguma velocidade. Mas não pensem que isso torna a nossa tarefa muito mais fácil, pois os nossos oponentes demonstram ter uma boa IA (inteligência artificial), e, se em França a tarefa ainda é relativamente simples, já no grande prémio do Brasil é o cabo dos trabalhos para conseguirmos fazer um bom tempo e acabarmos nos lugares de acesso à corrida seguinte.


Os gráficos são bastante razoáveis, fazendo lembrar outros jogos do género (Chase H.Q., WEC Le Mans) e a velocidade estonteante, que nem quando se encontram vários carros no ecrã ao mesmo tempo diminui. O som, ao contrário de outros jogos do género, não é irritante, contribuindo tudo isto para nos dar um conversão que não envergonha em relação à versão de arcada.

Sem comentários:

Enviar um comentário