quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Stela II


Nome: Stela II
Editora: NA
Autor: J.B.G.V.
Ano de lançamento: 2016
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Stela II é o natural sucessor de Stela, divertido jogo espanhol de 2011. Nesta sequela temos que guiar o Doutor Malfario, representado por uma pequena seta, ao longo de um tortuoso caminho, recheado de obstáculos, tele-transportadores (chamados de relocadores), portas que se fecham intermitentemente, entre outras maldades colocadas pelo programador em cada cenário, até à linha de meta que naturalmente fica no ponto mais inacessível.

Mas a principal dificuldade deste jogo reside na velocidade a que o Doutor Malfario se desloca, pois ao mínimo toque num obstáculo é a morte do artista. Não raras vezes, mesmo nos cenários mais simples, uma pequena distracção é o suficiente para esborracharmos o infeliz Doutor numa parede. Pelo meio temos algumas ajudas, como uma tartaruga que permite durante alguns segundos diminuir a velocidade do nosso personagem. O pior é quando se acaba o bónus e a velocidade volta repentinamente ao normal, exigindo reflexos ultra-rápidos para controlarmos o nosso personagem. Assim, as nove vidas inicialmente concedidas rapidamente se esgotam nos primeiros dos 25 níveis do jogo.


Os gráficos são um pouco espartanos e pequenos, mas adequados aos objectivos do jogo e de modo algum interferindo com a velocidade da acção. Também o som cumpre, levando, no geral, a uma experiência bastante agradável.

Mas o programador brindou-nos ainda com uma surpresa extra: um mini-jogo, Tempus Fugit. A fazer lembrar High Noon em ponto pequeno, em que em vez de um cowboy controlamos uma nave e onde nunca temos a possibilidade de vencer. Experimentem e perceberão o que queremos dizer.


Em suma, estamos aqui perante um jogo bastante aceitável, se bem que nos consiga levar ao desespero, com o bónus de no mesmo programa apresentar, de forma muito engraçada, um mini jogo igualmente divertido (e frustrante). A experimentar, sem sombra de dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário