terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Nemokay


Nome: Nemokay
Editora: NA
Autor: Aleksandr Titov, Zlata Titova
Ano de lançamento: 2016
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

E 2016 não acabou sem terem sido lançados mais alguns jogos, inclusive no último dia do ano. Foi o caso de Nemokay, se bem que preferíssemos que tivesse sido lançado apenas em 2017, melhorando alguns aspectos do jogo, nomeadamente a configuração dos níveis existentes (e que são bastantes, embora ainda não tenhamos chegado ao fim e visto todos).

O conceito é muito simples, controlamos um pinguim que tem que alimentar uma baleia. Para isso temos que fazer com que as cavalas caiam das plataformas onde estão colocadas e aterrem na água. Só depois a baleia transforma-se numa chave na qual temos que aterrar para passar para o nível seguinte. Uma das nuances engraçadas do jogo é que ao mesmo tempo que controlamos o pinguim, também controlamos a baleia, e isso provoca alguns problemas que só com alguma estratégia conseguimos resolver. Não se pense assim que basta apenas destreza nos dedos, Nemokay também tem bastante de puzzle.

Algumas das plataformas têm que ser destruídas e para isso contamos com a ajuda da baleia, que dispara espinhas que as destroem. Mas cuidado, pois se estas atingem o pinguim também este é morto. Por outro lado, este é um pinguim que não sabe nadar, embora saiba voar (estranho, não é?), e cada vez que cai na água lá se vai mais uma vida. Mas o que vale é que temos vidas infinitas, por isso é pouco relevante um descuido. Mas no nosso entender estes aspectos tornam o jogo pouco realista, retirando-lhe algum interesse.


Tal como o conceito de Nemokay, os gráficos são do mais básico que existe e o som é inexistente. Mas o principal problema é que os níveis são demasiado fáceis, se bem que à medida que se vai avançando estes vão se tornando um pouco mais complicados. Mas nada que consiga manter o nosso interesse por muito tempo.

Nemokay assim apenas interessa a um público mais juvenil e que gosta deste tipo de bonecada e de desafios. Para os restantes, mais vale carregar algo menos básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário