quinta-feira, 4 de maio de 2017

Leviathan


Nome: Leviathan
Editora: English Software
Autor: Gareth J. Briggs, Mark Kelly, Lee Crawley, David Whittaker
Ano de lançamento: 1987
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Leviathan prometia muito quando os anúncios começaram a aparecer nas revistas da especialidade. De facto, os screenshots que foram disponibilizados pareciam mostrar estarmos perante um shoot'em'up inovador, inspirado em clássicos como Zaxxon ou Uridium. E nem o facto de estarmos perante uma nova editora no mercado resfriou esse entusiasmo. No entanto, quando Leviathan foi lançado, rapidamente a desilusão tomou conta das pessoas. E também foi o canto do cisne da editora, que nunca mais editou jogo algum para o Spectrum.

O que aqui temos é o que acontece quando existe uma boa ideia, a apresentação do produto até é jeitosa, mas a implementação é tão má que deita tudo a perder. De facto, os gráficos de fundo até são interessantes, com três tipos de cenários, correspondente a três níveis de dificuldade: Lua, Cidade é Grécia (???). Os mesmos, além da própria temática associada, destingem-se também pela quantidade de obstáculos que apresentam, definindo assim o nível de dificuldade de cada um. Mas ter cenários e a nave da mesma cor leva a que aconteça o que se esperava, que esta se torne invisível no meio do cenário e que torne o programa injogável (ou muito perto disso).


Outro ponto extremamente negativo de Leviathan é a impossibilidade de redefinir as teclas. É que aquelas que nos são dadas por defeito fazem lembrar as de alguns programas da Ultimate e que conseguem arruinar o prazer que pudéssemos eventualmente ter com o jogo. Só por isso merece nota negativa.

De resto temos as habituais tarefas nos habituais shoot'em'ups: atirar em tudo o que se mexa e chegar ao fim do cenário, normalmente num tempo limite que parece sempre muito curto (não é aqui o caso). E se lhe apanharmos o jeito e nos ajeitarmos com o joystick (já que com as teclas pré-definidas e impossível), até se consegue retirar alguma diversão de Leviathan. No entanto, a sensação é que com um bocadinho de bom senso por parte dos programadores e pequenas afinações, estaríamos perante um jogo muito melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário