sábado, 27 de maio de 2017

Pimania


Nome: Pimania
Editora: Automata UK
Autor: Mel Croucher, Christian Penfold, Chris Edwards
Ano de lançamento: 1982
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

Pimania é uma estranha aventura que surgiu em 1982, originalmente para o ZX 81 (necessitando dos 16 K de expansão de memória). É diferente de tudo aquilo que conhecemos, e apenas encontramos alguma semelhança, mesmo que remota, com iD, que apareceu uns anos mais tarde.

Reza a história que o Golden Sundial of Pi foi escondido no tempo e no espaço. E somos nós que o temos que localizar para ficarmos com este fabuloso tesouro, uma peça requintada, feita de ouro, diamante, Lápis-lazúli, obsidiana e nióbio. Para quem não conhece, são alguns dos elementos mais valiosos no nosso planeta. Para isso temos que ir deslindando as pistas que nos vão sendo dadas, sendo que sempre que acertamos numa resposta, avançamos mais um degrau na escala do conhecimento.


Este não é um jogo para todos. Os que estão habituados aos jogos de arcada irão desde logo colocar Pimania de parte. Os restantes, aqueles que preservarem, retirarão daqui algum gozo. Aliás, para se passar o ecrã inicial é desde logo necessário alguma perspicácia (dica: pensem no nome do jogo). O grau de dificuldade é assim grande, tanto que até era oferecido um prémio ao primeiro que completasse esta aventura.

Nos dias de hoje parece um programa muito básico,mas acreditem que em 1982 foi extremamente inovador. Aliás, a editora ficou conhecida por um dos jogos mais inovadores e obscuros do Spectrum: Deus Ex Machina.

Sem comentários:

Enviar um comentário