sexta-feira, 19 de maio de 2017

Zabij Ducha


Nome: Zabij Ducha
Editora: NA
Autor: Rafal Miazga
Ano de lançamento: 2017
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

Da Polónia surge um novo jogo, Zabij Ducha (que em português quer dizer matar fantasmas), autoria do velho conhecido Rafal Miazga. É apenas um pequeno projecto, de acordo com o que o próprio autor diz, mas que se nota assim que o carregamos. Até mesmo o ecrã de carregamento é do mais básico que se pode conceber, tal como tudo o resto.

A história desta aventura não existe para já, mas o nosso objectivo é muito simples. Apenas temos que matar os fantasmas que aparecem em cada nível, ao mesmo tempo evitando cair no piso térreo. Para isso temos que ir saltando sob as plataformas que vão aparecendo. Mas ao mesmo tempo temos que ir evitando que os fantasmas nos toquem, senão perde-se um pouco da energia que temos (se formos tocados quatro vezes perdemos uma das três vidas com que iniciamos o jogo). E no meio disto tudo ainda temos que ir disparando para tentar atingir os fantasmas, pois só depois de eliminarmos quinze é que estamos em condições de passar para o nível seguinte, onde tudo recomeça. São coisas a mais ao mesmo tempo...


Um ponto negativo deste jogo está relacionado precisamente com o disparo. É que este parece que acontece em câmara lenta e só podemos efectuar novo disparo depois do anterior ter chegado ao final do ecrã. Assim, acertar nos fantasmas, tendo em conta a lentidão com que a bala se move, é um exercício um pouco aleatório.

A versão 48 K não tem música, mas já a 128 K tem uma pequena melodia que não aquece nem arrefece. Também há uma voz sintetizada que anuncia o começo e fim do jogo, mas perfeitamente dispensável e que ao final de algum tempo até se torna irritante.

Mas apesar dos gráficos serem também básicos, Zabij Ducha possuí qualidades que nos mantêm entretidos durante uns tempos. Talvez se este pequeno projecto evoluísse para algo maior estivéssemos perante um jogo de outra dimensão. De qualquer forma vale a pena dar uma espreitadela, até porque é gratuito, podendo ser descarregado aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário