sábado, 10 de junho de 2017

iLogicAll


Nome: iLogicAll
Editora: Computer Emuzone
Autor: Benway, Anjuel, Riskej, WYZ, AugustoRuiz, Cht666cht, Dadman, DavidCM, Kendroock, Metalbrain, Sejuan, TBrazil, Utopian
Ano de lançamento: 2008
Género: Puzzle
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

iLogicAll é mais um interessante puzzle que saiu já nos anos mais recentes e é baseado nos passatempos matemáticos japoneses, conhecidos como nanogramas. Existem de vários tipos, mas porventura o mais conhecido é o Pic-a-Pix. O objectivo é descobrir quais dos quadradinhos devem ser pintados (ou deixados em branco), para formar uma figura, que surgirá quando o passatempo for resolvido correctamente.

E a mecânica do jogo é muito simples. Assim, neste passatempo, para o qual normalmente é utilizado papel quadriculado, existe um número em cima de cada coluna e à esquerda de cada linha, que indica quantos quadradinhos deverão ser preenchidos no tabuleiro, formando blocos. Entre um bloco e outro deve haver, no mínimo, um espaço em branco. Depois de preenchidos todos os quadrados do tabuleiro, é revelada a imagem. As semelhanças com o Sudoku são óbvias.


À partida parece estarmos perante um jogo muito fácil, não é? Mas experimentem agora juntar-lhe um tempo limite para se completar cada um dos 100 níveis (felizmente acessíveis por password, evitando ter que repetir níveis já completos). E se por acaso se enganarem a preencher um dos quadradinhos, lá se vão mais uns minutos preciosos.

São estas opções que dão sal a este jogo e o transformam num divertido quebra-cabeças que todos querem terminar, até para ver quais as figuras que são reveladas e que vão sendo mais complexas à medida que vamos avançando nos níveis (conseguem adivinhar a que aparece no nível 1?).


Mas como se não bastasse, iLogiAll vem ainda munido de um editor que de forma simples nos permite construir os nossos próprios tabuleiros. Podemos assim fazer umas maldades e pôr os nossos amigos a tentarem adivinhar os nossos desenhos.


Os gráficos e o som/música, apesar da simplicidade do jogo, são melhores que a generalidade dos puzzles que estão no mercado, constituindo assim mais um motivo para carregarmos iLogicAll, que apesar de distribuído em freeware, tinha todas as condições para ser lançado no mercado ao preço normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário