sábado, 24 de junho de 2017

Pole Position


Nome: Pole Position
Editora: Atarisoft
Autor: Graeme Devine
Ano de lançamento: 1984
Género: Race'n'chase
Teclas: Não redefeníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

A Atarisoft foi uma editora que apenas lançou quatro títulos, todos em 1984 (entretanto dois foram recuperados mais recentemente), mas que granjeou desde logo um grande reconhecimento por parte do público. Isso porque pelo menos dois desses títulos foram mega-sucessos, Ms. Pac-man e este Pole Position.

De facto, e apesar de ter sido lançado numa época precoce do Spectrum, embora as corridas de carro fossem desde sempre território apetecido das editoras já que normalmente significava grandes volumes de vendas, não havia nenhum que se destacasse, e mesmo Chequered flag era mais um simulador do que propriamente um jogo de arcada, não permitindo correr com outros carros na pista ao mesmo tempo.

Sendo um jogo de arcada puro também não temos que nos preocupar com grandes preciosismos acerca da condução. Existem apenas duas mudanças, lenta e rápida, e além disso o carro acelera automaticamente, o que não deixa de ser estranho e por vezes até confuso, pois a configuração de teclas utilizada é a QAOP e não raras vezes estamos a mudar a mudança pensando que estamos a travar (a tecla de travar é a que usamos habitualmente para acelerar). Mas tirando este aspeto e um outro ponto fraco que falaremos mais à frente, Pole Position é bastante divertido e consegue aguentar-nos em frente ao ecrã por muitas horas.


Ainda antes de entrarmos na corrida propriamente dita teremos que fazer uma corrida de qualificação para definir o lugar na grelha de partida. Mas atenção que necessitamos de fazer um tempo mínimo, doutra forma nem sequer chegamos a partir. Depois, ao longo de 3 voltas, cada uma delas mais complicada que a anterior pois o número de carros em prova também aumenta, terão que acabar cada uma abaixo do tempo limite. Fica aqui também uma dica: tentem sempre andar ao meio da pista, pois assim conseguem passar por "entre os pingos da chuva".

Embora o tempo de resposta das teclas esteja longe de ser perfeito, levando a que muitas vezes não tenhamos tempo de evitar os obstáculos, os gráficos são bastante agradáveis, grandes e coloridos. O som é que é uma lástima, pois o barulho do motor ao final de algum tempo, torna-se verdadeiramente irritante. No entanto, em termos gerais está um programa muito bem conseguido, ainda mais tendo em conta a altura em que foi feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário