sábado, 22 de julho de 2017

Left Behind


Nome: Left Behind
Editora: NA
Autor: R-Tape
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

Está aberta uma nova edição da ZX Dev, desta vez baseada em conversões de outras plataformas (daí o nome ZX Dev Conversions). E um dos primeiros jogos a ser submetido a concurso foi Left Behind, baseado na obra literária The Martian, que também teve direito a versão cinematográfica. E já há muito tempo que não estávamos perante jogo tão difícil, isso apesar de apenas ter oito níveis e o programador até nos ter dado a oportunidade de começarmos com vidas infinitas, mas o nível de frustração a que nos leva Left Behind é de arrancar os cabelos.

Dito isso, estamos perante um clone de Manic Miner, com o mesmo tipo de desafios e até com alguns obstáculos muito semelhantes, nomeadamente as plataformas que se desintegram. Há que planear muito bem o caminho que vamos fazer, pois o mais certo é ficarem muitas vezes bloqueados ou sem terem acesso a pontos onde terão que impreterivelmente passar porque entretanto a plataforma que permitiria chegar a esse ponto já não existe. Tal como em Manic Miner, só após apanharem todos os objectos do cenário é que se desbloqueia a porta de saída.


O sistema de colisão é bastante razoável, se bem que nos pareça que os controlos (redefiníveis, muito bem), são um pouco sensíveis de mais. Em alguns dos níveis, onde têm que reagir e mudar de direcção muito rapidamente (por causa das plataformas que se desintegram), a maior parte das vezes acabam por dar um toque a mais e ir parar onde não querem, quase sempre com efeitos fatais.

Os gráficos são razoáveis, havendo muita influência de Matthew Smith, havendo alguma evolução, como seria de esperar. O som, em 128 K apenas, é do mais básico que existe. Seria agradável ter-se uma pequena melodia, mas reconhecemos que não é possível ter-se tudo num concurso tão limitado como é o ZX Dev.

Nota-se assim um bom esforço do programador em conseguir ter um jogo simples e que ao mesmo tempo preencha os requisitos do concurso. Podem descarregar Left Behind aqui gratuitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário