terça-feira, 11 de julho de 2017

Monkey J.


Nome: Monkey J. in: The Treasure of the Gold Temple That Was Lost in the Forest Until He (Or She?) Found It
Editora: NA
Autor: Gabriele Amore
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

Por alguma razão desconhecida o longo título deste jogo faz-nos recordar uma música de Current 93, In the Heart of the Wood and What I Found There... Mas longe do brilhantismo dos Current 93, Gabriele Amore também lança jogos em catadupa, mas geralmente com muitos problemas de jogabilidade. O sentimento com que sempre ficamos é que o jogo não está terminado. E infelizmente é mais uma vez o que aqui se passa.

Em Monkey J voltamos a assumir a pele de um macaco (já habitual também nos jogos de Amore). Diga-se em abono da verdade que a sua figura até está muito bem conseguida. Aliás, o grafismo não é um dos problemas deste programador, pois geralmente os seus jogos possuem bons gráficos, muito coloridos e sem problemas de atributos.

Aqui a nossa missão é encontrar o templo de ouro. Para nos contrariar existem muitos obstáculos e inimigos que teremos que evitar. Uma coisa muito estranha é que nunca perdemos, pois sempre que um dos inimigos nos toca ou atinge com os seus raios, voltamos ao início desse ecrã, mas não existe um número limite de vidas. Quer isso dizer que poderemos estar a jogar ininterruptamente Monkey J.. Se isso é bom ou mal, deixamos ao critério de cada um.


No entanto a jogabilidade é muito fraca. Os movimentos são muito maus, levando a que na maioria das vezes não consigamos atingir os pontos que queremos e que permite evitar os nosso inimigos. Torna-se assim frustrante estar constantemente a voltar ao início do ecrã devido à lenta ou ausência de resposta dos controles. E esta lacuna consegue retirar a maior parte do prazer que poderíamos ter, pois a história está engraçada, a acção é variada e os gráficos aceitáveis. Enfim, tinha todos os condimentos para ser um sucesso, mas lá está, dá mais uma vez ideia que o jogo foi terminado à pressa, ficando pormenores importantes por limar.

Assim, quem já conhece o jogos de Gabriele Amore, já sabe o que esperar de Monkey J.. Para os restantes, até poderão vir a gostar, mas avisa-se já, não criem grandes expectativas.

Podem descarregar gratuitamente aqui o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário