sexta-feira, 28 de julho de 2017

Sorceress


Nome: Sorceress
Editora: NA
Autor: Payndz
Ano de lançamento: 2017
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Depois de Cyber Mania, Payndz volta à carga com um jogo do mesmo estilo. E relativamente ao primeiro, nota-se uma clara evolução.

A história de Sorceress é tão simples como o jogo, raptaram a nossa amada e temos agora que num verdadeiro  labirinto de salas procurar as chaves que dão acesso a novos locais. Só assim conseguiremos chegar ao altar do Senhor das Trevas e resgatá-la, dando por finda a nossa missão.

Tendo sido criado através do AGD, com todas as limitações que este motor tem ao nível da quantidade de memória disponível para cenários, e que constituí um dos pontos fracos deste jogo (já lá iremos), o que se nota desde logo é uma boa jogabilidade e um crescendo de dificuldade à medida que vamos avançando. Assim, se nos primeiros ecrãs ainda dá para respirar, aparecendo apenas como inimigos alguns esqueletos, muito fáceis de eliminar, mesmo sendo gerando outro por cada um que eliminamos, mas a partir de certa altura aparecem inimigos mais complicados, como a Dona Morte, que apenas podemos paralisar com os nossos feitiços, ou o Minotauro, do qual convém fugir a sete pés.


Os nossos inimigos também vão aumentando em número e na velocidade com que se deslocam, pelo que a partir de determinada altura o jogo torna-se frenético. Para nos ajudar, além dos feitiços que disparamos, existem corações que podemos apanhar e que repõem totalmente o nosso stock de vidas. Convém usá-los com prudência, pois teremos que passar pelos mesmos pontos duas vezes e poderão vir a fazer falta.

Quando chegamos ao altar, defrontamos o Senhor das Trevas a quem temos que atingir certeiramente com alguns feitiços. Mas ele também nos tenta atingir, pelo que estamos aqui perante um puro exercício de dedo rápido no gatilho. Esperávamos mais deste ecrã final.


Embora graficamente e ao nível do som Sorceress cumpra, sofre de um grave problema de longevidade. É que com apenas dezassete ecrãs para negociar, rapidamente chegamos ao final da nossa missão.

De qualquer forma e sendo gratuito, vale a pena experimentar, fazendo lembrar alguns jogos de 16 K que apareceram nos primórdios do Spectrum, mas que apresentavam uma grande jogabilidade, ou outros da categoria budget que apareceram mais tarde.

Poderão aqui vir buscar Sorceress.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário