quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Biscuits in Hell!


Nome: Biscuits in Hell!
Editora: Monument Microgames
Autor: Dave Hughes, Yerzmyey
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 1

A melhor descrição que encontrámos para este jogo foi a de um utilizador do fórum World of Spectrum que o definiu como "Jumping Jack nos ácidos". E de facto Biscuits in Hell! vai beber muito a Jumping Jack, um dos primeiros jogos para o Spectrum, mas que ainda hoje permanece nos favoritos de muita gente.

O objectivo aqui não é de atingir a última plataforma, como em Jumping Jack, mas sim comer todos os biscoitos dispostos nas plataformas. E ao contrário de Jumping Jack, estas são fixas e os inimigos percorrem uma rota pré-definida, sempre na mesma linha, mas isso não implica não termos que reagir muito rapidamente a todas as situações. As plataformas têm portas que permitem passar para a plataforma mais abaixo e se forem para o limite de cada linha, passam para a seguinte (para a direita, descem, para a esquerda sobem). Para complicar a coisa, de vez em quando um raio vai atravessando as linhas e se nos tocar, vai-se mais uma vida (começam com cento e vinte e oito, não se preocupem).


O grau de dificuldade é muito elevado e para complicar a coisa, de cada vez que são apanhados pelo raio ou pelo inimigo, têm que recomeçar o nível voltando a apanhar todos os biscoitos. Parece-nos que a jogabilidade de Biscuits in Hell! iria progredir muito se recomeçassem o nível apenas com os biscoitos que não apanharam. Da forma como o jogo está implementado, torna-se frustrante e fará muita gente abandoná-lo sem sequer chegar ao segundo nível. Ainda por cima não mostra sequer a pontuação que fazemos e que poderia ser um incentivo a avançar mais no jogo.

Criado com o Nirvana, e tal como é habitual neste motor, os sprites são muito coloridos e a acção muito rápida (demasiado, até). Não é no entanto que por aqui o gato vai às filhós. O som também é agradável e estamos em crer que haverá jogadores com maior habilidade que a nossa que poderão avançar rapidamente para os níveis seguintes (coisa que não conseguimos).

O jogo foi agora disponibilizado gratuitamente e podem vir aqui descarregar, embora quem pretenda a versão física, posa obtê-la através da Monument Microgames.

Sem comentários:

Enviar um comentário