segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Return to Holy Tower


Nome: Return to Holy Tower
Editora: NA
Autor: Hark0, Metsuke
Ano de lançamento: 2017
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 1

Return to Holy Tower é um divertido puzzle criado para o ZX-Uno, inspirado em Escape From the Holy Tower, que surgiu para o Spectrum em 2016, e que Planeta Sinclair e a Leak têm o exclusivo de uma primeira review.

Para quem não conhece a versão do Spectrum, assumimos a pele de um explorador que foi encerrado numa torre maldita, repleta de armadilhas, portas que necessitam de ser desbloqueadas, tele-transportadores, imans que roubam chaves e que constituem uma verdadeira dor de cabeça, entre outros obstáculos. Além disso temos que apanhar em cada nível todas as moedas de ouro, única forma de darmos com a porta de saída.


Para podermos escapar temos que delinear muito bem o caminho que vamos fazer, pois um passo em falso, e poderemos ficar bloqueados, não restando outra alternativa senão recomeçar o jogo. Mas existem mais razões para ponderarmos muito bem o traçado. Por um lado, existem espigões estrategicamente localizados, que se temos a infelicidade de lhes tocar, perdemos um pouco de energia (representada por corações). Por outro, o número de passos que podemos dar também é limitado (representado por um relógio), não obstante ao longo do caminho podermos encontrar “tempo” extra.

Para completarmos a missão teremos que ultrapassar 84 níveis, que vão gradualmente subindo de dificuldade. E tal como em Escape From the Holy Tower, também aqui temos um pacote de níveis extra, acessíveis através do menu inicial. Mas o melhor de tudo é a existência de um editor de níveis que nos permite criar cenários ao nosso gosto, contribuindo para aumentar em muito a longevidade deste divertido jogo.


Comparativamente com a versão para o Spectrum, nota-se claramente uma grande evolução ao nível gráfico e de som, aproveitando ao máximo as potencialidades do Zx-Uno. É também um jogo que nos faz usar intensivamente as células cinzentas, sendo indicado para todos aqueles que gostam de um bom puzzle, onde mais que a rapidez nos dedos, o que interessa é mesmo usar a cabeça.

A versão portuguesa de Return to Holy Tower foi criado em exclusivo para o Lisboa Games Week, sendo distribuído pela RetroShop.pt.. Se visitarem a feira, dirijam-se à banca da RetroShop (onde também estará Planeta Sinclair), e poderão adquirir esta versão exclusiva e limitada, indicada para todos os coleccionadores, e que certamente irá valer bastante no futuro.

2 comentários:

  1. Esta versión del juego es de Hark0, y niveles de Metsuke y Hark0, yo aquí no he hecho nada.

    ResponderEliminar