segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Gerry Anderson´s UFO


Nome: Gerry Anderson´s UFO
Editora: NA
Autor: Francesco Forte
Ano de lançamento: 2017
Género: Ação
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

De Itália chega um estranho jogo criado no Arcade Games Designer e composto por várias fases, baseado na série dos anos 70 de Gerry Anderson (UFO).

O ano é 1984 e a SHADO (Organização Suprema de Defesa da Sede Principal) já frustrou vários ataques de alienígenas misteriosos, provenientes de um planeta distante, cujo objetivo é raptar os terrestres e extrair os seus órgãos para transplantes por razões não totalmente esclarecidas. No entanto, as incursões de ovnis não foram relatadas durante alguns meses e pensou-se que que os alienígenas tinham desistido dos seus planos. Mas de repente, um grande número de ovnis aparece no setor NML 12 (atrás da Lua) para lançar um ataque em massa contra a SHADO. Querem atravessar as defesas da base da Lua, aterrar perto da sede da SHADO, atrair e destruir o máximo possível de veículos desta e, finalmente, voltar a entrar no setor NML 12.

O nosso papel é então controlar os veículos da SHADO para repelir o ataque alienígena e destruir pelo menos cinquenta ovnis. Os alienígenas, por seu lado, terão que fazer o mesmo para neutralizar a SHADO por um longo tempo. O lado vencedor será quem primeiro atingir a marca dos cinquenta hits. O jogo encontra-se então dividido em três fases: a base da Lua, a floresta e a fuga dos ovnis sobreviventes.

  • Base da lua

Aos quatro de cada vez, os ovnis tentam atravessar a Lua e chegarem à Terra. Cada nave da SHADO tenta derrubar o ovni e voltar a entrar na base através do túnel apropriado. A base pode lançar três naves de cada vez. Os ovnis evitam colisões com as naves da SHADO, mas se chegarem muito perto, terão uma grande chance de as destruir. É muito importante destruir o maior número possível de ovnis para termos mais reforços nas fases seguintes.


  • Floresta

Os ovnis que ultrapassaram as defesas da Lua, escondem-se agora na floresta e os veículos da SHADO devem encontrá-los e destruí-los. Mas os ovnis são muito perigosos e têm a vantagem de poder ouvir os veículos da SHADO a aproximarem-se. Quando se conforntam, decorre então uma batalha entre os dois adversários.

A meio da floresta existe também um lago e nele pode estar escondido um ovni. Teremos que o abater com cargas de profundidade.

Se destruirmos todos os ovnis, voltamos à primeira fase para novo round, caso contrário, os ovnis sobreviventes descolam e entramos na terceira fase.


  • Fuga dos ovnis sobreviventes

A nave SKY 1 tenta destruir os ovnis sobreviventes, utilizando para isso o seu laser, sendo este nível muito semelhante ao primeiro. No final desta fase, o jogo regressa ao inicio.


O que temos aqui é uma ideia complexa e que poderia originar um excelente jogo. No entanto a implementação do mesmo deixa algo a desejar. Os níveis um e três são praticamente injogáveis, tal a rapidez da ação, o que faz com nem nos apercebamos do que se passa no ecrã. Por outro lado, no segundo nível escapa-nos um pouco o sentido daquilo que teremos que fazer.

A nível gráfico e sonoro é também tudo muito básico, sinal que o programador ainda tem que melhrar esta vertente em jogos futuros.

De qualquer forma, para primeiro jogo, parece-nos que existem aqui ideias interessantes a serem exploradas e que com um pouco mais de experiência, Francesco estará apto a criar jogos com mais substrato.

UFO é gratuito e pode aqui ser obtido.

Sem comentários:

Enviar um comentário