quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Parachute


Nome: Parachute
Editora: NA
Autor: Miguetelo
Ano de lançamento: 2018
Género: Ação
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

Parachute é um clássico que saiu para o sistema Atari 2600 em 1983 e teve agora direito a uma conversão por obra e graça de Miguetelo, que faz assim a sua entrada na competição ZX-Dev Conversions.

O jogo coloca-nos no papel de um pára-quedista que é lançado de um avião e que tem que aterrar em segurança numa base, ao longo de trinta e cinco níveis. Para pousar com segurança, o jogador deve evitar aviões, helicópteros, pássaros, baterias anti-aéreas, balões de ar quente e outros obstáculos. Qualquer toque com um dos obstáculos faz o pára-quedas rebentar e caímos desamparados, perdendo uma das nove vidas com que iniciamos a missão.


Existem apenas quatro teclas que permitem direccionar o nosso personagem: esquerda, direita, subir e descer. Mas depois existe um elemento extra, uma espécie de motor, que nos ajuda a aumentar a velocidade com que  nos deslocamos, bastando para isso teclar para baixo (para cima não conseguem acelerar a velocidade). Esta artimanha é fundamental para se conseguir ultrapassar a maior parte dos obstáculos, mas têm que usar de forma muito ponderada essa ajuda, pois motor consome combustível e esse não é ilimitado, embora durante o nosso percurso possam ir apanhando galões desse precioso liquido.

Como também já devem imaginar, o conceito é extremamente simples. Mas muitas vezes é das coisas simples que saem os grandes jogos, e francamente gostámos bastante do que aqui vimos. É que a par de uma excelente implementação, com um bom sistema de colisão, também os gráficos, muito coloridos, ajudam a tornar os cenários agradáveis. Apenas o som é um pouco minimalista, mas que a bonita melodia associada ajuda a disfarçar.


Têm sido muitas as boas surpresas que têm concorrido ao ZX-Dev Conversions, estando o concurso prestes a fechar. Mas ainda houve tempo para dar entrada de mais um jogo, que mesmo que não vença (há candidaturas muito fortes), certamente será elogiado. Aconselhamos-vos portanto a virem pegar Parachute e a tentarem acertar no alvo com o pára-quedista. Podem aqui descarregá-lo gratuitamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário