domingo, 14 de janeiro de 2018

ZXombies - Dead Flesh


Nome: ZXombies - Dead Flesh
Editora: NA
Autor: Catweazle
Ano de lançamento: 2018
Género: Ação
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 1

Nova entrada no concurso ZX-Dev Conversions, desta vez um jogo gore, inspirado em Walking Dead. Confesso que nunca vi a série, mas se for tão boa como ZXombies, estamos falados...

Como Presidente da Câmara de uma qualquer cidade assolada pelo zombies, coube-nos o papel de herói, tal como em qualquer típica pastilha de Hollywood (vá lá, não sermos o Presidente do país já não é mau). Para seremos devidamente agraciados, teremos que guiar os sobreviventes do abrigo onde se encontram, para a zona Este da cidade, local onde está um forte e que permite aguardar em segurança a chegada dos reforços.

Pelo meio vão brotando (e a palavra é mesmo essa) dezenas de zombies, que nos obrigam a um ziguezaguear constante para os evitar. É que apesar de termos uma arma à nossa disposição e podermos ir recolhendo munições, o sistema de colisão parece estar longe de ser perfeito e se algumas vezes basta um tiro na cabeça para mandar o zombie para a vida eterna, a maior parte das vezes podemos disparar rajadas de metralhadora, que as balas parecem não os afetar. Este é um dos aspetos a ser melhorado urgentemente.


Por outro lado, para alcançarmos outros pontos da cidade temos que ativar algumas alavancas. E aqui reside outro dos grandes problemas deste jogo: estas alavancas são ativadas mantendo-se pressionada a tecla "enter" durante cerca de cinco segundo. Umas vezes funciona, outras vezes parece que emperra. E entretanto já fomos cercados por zombies, não havendo alternativa senão carregar à maluca na tecla de disparo, esperando que alguma das balas faça efeito.

Se estivermos acompanhados por um dos sobreviventes que temos que escoltar até ao forte, a tarefa complica-se ainda mais, pois estes não foram dotados de grande inteligência (diremos até que os Zombies são mais espertos), e têm uma tendência para ficarem presos em cantos, à mercê dos inimigos.


Para ajudar na nossa tarefa, de vez em quando lá vão aparecendo algumas armas e explosivos, estojos de primeiros socorros, e uma pílula de medo que faz com que os zombies se afastem de nós ao invés de nos perseguirem. Muito útil, pois faz-nos poupar nas munições.

Assim, e apesar dos gráficos até serem aceitáveis, estes pequenos grãos na engrenagem retiram-nos o prazer que pudéssemos ter a jogar ZXombies. Esperemos que na segunda versão estas arestas sejam limadas e que a sua jogabilidade aumente. Nessa altura poderemos estar perante um jogo bem mais interessante.

De qualquer forma, podem sempre dar uma espreitadela descarregando aqui o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário