terça-feira, 6 de março de 2018

Cinquenta mil visualizações

E foi num pulinho que chegámos às cinquenta mil visualizações. O salto tem sido tremendo, como os dados o comprovam:
  • O blogue nasceu em Janeiro de 2016, tendo no primeiro alcançado as 5.672 visualizações.
  • Em Outubro de 2017, ou seja, quase dois anos depois do seu nascimento, atingiu a marca das vinte mil visualizações.
  • Durante o ano de 2017 teve 26.602 visualizações
  • E menos de cinco meses depois de ter atingido as vinte mil visualizações, chega às cinquenta mil
  • Fevereiro de 2018 foi o mês com mais visualizações, 8.983, e o mês de Março, tudo o indica, irá bater esse número
Ou seja, um crescimento constante e exponencial que nos deixa muito orgulhosos.


Naturalmente que Portugal continua a ser o país mais representativo, mas Espanha, Reino Unido e a Rússia deram um salto muito grande, a que não é alheio a parceria com a Topo Siglo XXI, no caso de Espanha, e o facto de Planeta Sinclair estar a ser referenciado com grande regularidade em páginas e fóruns prestigiados dos outros dois países. 

O Brasil é que caiu um pouco em termos de representatividade, mostrando que temos que nos esforçar um pouco mais para conseguir cativar mais leitores desse país.


Por fim, também não é grande surpresa que as mensagens mais vistas sejam as relacionadas com os dois jogos que Planeta Sinclair traduziu para a língua portuguesa, Em Busca do Mortadela e Topo Mix Game. Demonstra que foi uma aposta bem sucedida, e que virá a dar mais frutos no futuro (desde já um grande agradecimento a Borrocop). De realçar que falamos aqui em hits, isso é, o clicar na própria mensagem (muitos leitores visualizam o blogue sem clicar nas mensagens).

Seguem-se depois as notícias relacionadas com a competição ZX-Dev Conversions, que foi um sucesso tremendo e que tão bons jogos deu a conhecer. Daí que dois desses jogos, Ninja Gaiden e Bobby Carrot também estejam representados no top.

Jaime Grilo, conhecido programador português também tem lugar de destaque, com uma das aventuras de Jane Jelly, e outro jogo em destaque é o de um dos colaboradores de Planeta Sinclair, Invasores Aquáticos 2.0, da autoria de Filipe Veiga (remake de um jogo de Marco & Tito). Isto mostra que devemos continuar a apostar no produto nacional.

Finalmente, um tema que pode geral alguma controvérsia é o do Spectrum Next. Mas a primeira review que fizemos para um jogo deste novo computador teve logo mais de 550 visualizações em apenas dois dias (Nextoid!). E continua a subir o número de hits a grande velocidade, podendo nos próximos dias entrar no top 3. A par da revista Espectro, que também tem lugar no top, mostra que os leitores querem definitivamente que o Next seja uma temática abordada por Planeta Sinclair.

Aguardemos agora pelas cem mil visualizações, que a manter-se esta velocidade será atingida lá para o Verão.  

Sem comentários:

Enviar um comentário