terça-feira, 24 de abril de 2018

Thoroughly Modern Willy


Nome: Thoroughly Modern Willy
Editora: NA
Autor: Bob Fossil
Ano de lançamento: 2018
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48/128 K
Número de jogadores: 1

E tal como prometido, iniciamos hoje a análise aos mini-jogos a concurso na competição da Spectrum Computing. O primeiro deles, um clone de Manic Miner que traz elementos dos jogos de Willy, bem como de Monty. E tal como esperariam, trata-se de um platformer puro. Mas vamos à história deste jogo, pois apesar de ser mini, tem direito a ela...

Enquanto arrumava o sótão, Willy encontrou algumas máquinas deixadas pelo dono anterior, o Dr. Jones. Mas sem querer desligou o interruptor e estas começaram imediatamente a funcionar. E antes que Willy pudesse dizer "Quirkafleeg", surge uma luz ofuscante. Quando Willy recupera a visão, verifica que já não está no sótão, mas sim no futuro, mais precisamente no ano espacial de 2018. Para poder voltar ao mundo que tão bem conhece tem que apanhar todos os objectos ao longo dos seis ecrãs que compõem este jogo (bem dissemos que era mini).


Mas apesar dos cenários terem fortes semelhanças com Manic Miner (como por exemplo o primeiro nível no ecrã acima), existem algumas nuances. Assim, espalhados pelos cenários existem interruptores que têm que ser activados, por forma a que consigam atingir algumas plataformas ou pontos que à partida parecem inatingíveis. Algumas caixas podem também ser movidas para o mesmo efeito. Por outro lado, não existe um tempo limite para completar os cenários, o que desde logo é uma boa ajuda.

De resto,  a mecânica de jogo é exactamente igual à de Manic Miner, apenas se podendo avançar de nível quando todos os objectos são recolhidos, já que apenas nesse momento aparece a porta para avançarem para o próximo cenário.


Apesar de ser um mini-jogo, de uma coisa sentimos falta: do som. É que Thoroughly Modern Willy é totalmente silencioso, e não é a mesma coisa jogar uma aventura de Willy sem aquela melodia característica das suas aventuras ou sem o barulho da bota a descer sob este, sempre que perdemos todas as vidas.

De qualquer forma, para primeiro jogo a concurso a fasquia é colocada num nível engraçado, esperando-se agora para ver o que sai da mente dos restantes concorrentes.

Poderão aqui obter o jogo, gratuitamente, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário