domingo, 10 de setembro de 2017

InvAGDers


Nome: InvAGDers
Editora: Highriser
Autor: Allan Turvey
Ano de lançamento: 2017
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Allan Turvey é nome emergente no panorama do Spectrum e tem sido muito falado nos últimos tempo, tendo como ponto alto o lançamento de Terrapins, que tão boas recordações nos tem deixado. E uma das promessas que fez foi a de oferecer um clone de Space Invaders a quem o comprasse (neste momento já há a promessa de oferta de novos jogos). Mas não se pense que mesmo sendo oferta, estamos perante um produto menor. Nada disso...

Falámos um pouco com Allan Turvey, a quem desde já agradecemos a disponibilização de InvAGDers (assim como da versão final de Terrapins), e que nos adiantou um pouco sobre a história deste jogo.

Assim, segundo o autor, quando começou a aprender a trabalhar com o Arcade Game Designer (AGD), teve a ideia de usar sprites de maior dimensão para simular outros mais pequenos que se movessem em formação. Ao trabalhar-se em AGD no modo sprite 16 x 24, o motor só permite oito sprites na tela. Criar os sprites que simulam as naves invasoras era então um forte desafio técnico, que conseguiu resolver criando, com apenas quatro sprites, as trinta e duas naves. Os outros quatro sprites existentes são a nossa nave, as balas (nossas e inimigas), e a nave-mãe. E com este pequeno e engenhoso truque conseguiu fazer dar a impressão de acontece mais no ecrã do que realmente existe. InvAGDers foi também concluído há muitos meses por Turvey como uma demo tecnológica, tendo decidido que deveria ser distribuído gratuitamente. Além disso, Craig Howard criou ainda um fantástico cenário que dá outro brilho ao jogo.


O que temos aqui é então um típico clone de Space Invaders, tremendamente colorido e ideal para quem quer bater recordes. Seria mesmo uma boa ideia criar-se um campeonato de InvAGDers, pois apesar de ser um puro shoot'em'up, exige alguma estratégia para o completar. Isto porque apesar de começarmos com três vidas, se os invasores chegarem ao fim é game over. Cabe a nós não deixar que isso aconteça, selecionando muito bem quais as naves a abater em primeiro lugar.

A jogabilidade é muito boa e o jogo tem o condão de nos levar a sempre a tentar mais uma vez, para batermos a nossa pontuação máxima, isto apesar da sua extrema simplicidade. Por isso, e dado que InvAGDers vem como bónus de Terrapins (pode ser aqui adquirido), não esperem mais e ajudem um dos mais promissores programadores da atualidade, pois só assim teremos a garantia de que mais jogos deste calibre irão aparecer no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário